Cirurgia para o Diabetes

Muitos estudos estão sendo realizados para descobrir um tratamento mais eficaz para o diabetes tipo II, a cirurgia vem ganhando destaque após a descoberta de que 90% dos pacientes diabéticos e obesos que realizaram cirurgia de baypass gástrico (para emagrecimento), praticamente ficaram curados do diabetes.

Isso ocorre antes de uma perda significativa de peso, o que indicou um caminho para o tratamento cirúrgico dos diabéticos não obesos. Todos os estudos estão mostrando resultados promissores para a cirurgia do diabetes, mas ainda faltam mais estudos para que esta cirurgia seja realizada fora de centros de pesquisa.

Atualmente, a cirurgia só pode ser realizada em quem é obeso com IMC maior do que 35, mas no ultimo Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi elaborado o primeiro consenso sobre esta cirurgia. Este consenso definiu que os pacientes com IMC de 30-35 e diabéticos poderiam realizar a cirurgia de baypass, no entanto, ainda falta a aprovação pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

Dr. Fabio Thuler